quarta-feira, 21 de março de 2018

Como cuidar dos cabelos na gravidez

Na gestação, por conta do aumento dos hormônios femininos na circulação sanguínea, os cabelos ficam mais brilhantes e bonitos. Além disso, nesse período os fios ficam mais tempo na fase de crescimento, o que deixa o cabelo também com um aspecto mais volumoso.


Essa fase de crescimento capilar dura até aproximadamente quatro meses após o nascimento do bebê, quando os hormônios começam a voltar ao normal. Nessa fase, os cabelos tendem a cair mais, o que é um processo natural que não deve gerar preocupação. Em poucas semanas os cabelos voltam ao que eram antes da gravidez.
Agora, atente-se para alguns cuidados com os cabelos na gestação:
  • algumas tintas (tonalizantes) sem amônia ou metais pesados podem ser usadas na gestação (geralmente após o terceiro mês). Mas é preciso conversar com o especialista e com o médico. Cuidado, mamães! Não é qualquer produto, mesmo shampoo, que pode ser usado na gravidez. Essa recomendação também vale para o período de amamentação, pois muitas substâncias são absorvidas no leite materno.
  • algumas substâncias presentes são proibidas na gravidez (formol, glutaraldeído, amônia, iodo e chumbo, por exemplo). Por isso alisamentos são proibidos. Mais uma vez, o alerta: não use produtos químicos no cabelo sem consultar um especialista e o seu médico. 
  • hidratação pode ser feita na gravidez, mas, novamente, é preciso verificar se nenhum componente do produto apresenta contraindicação para grávidas.
  • babyliss, secador e chapinha podem ser usados normalmente no cabelo, pois não têm química. Mas cuidado com o uso excessivo – eles ressecam o cabelo e podem piorar a queda na fase de troca de fios (após a gestação).
  • as gestantes que fazem atividade na piscina, como hidroginástica, podem usar uma máscara de queratina ou ceramidas, por exemplo, para proteger os fios. A linha Solaire, da Kérastase, não tem contraindicação para gestantes.
  • em alguns casos, infelizmente, as alterações nos fios podem não ser agradáveis. Há gestantes que ficam com os fios secos e quebradiços. Isso pode ocorrer devido a deficiências nutricionais ou mesmo estresse. Nesse caso, é preciso conversar com o médico para avaliar melhor o problema e a solução.
  • algumas mulheres preferem mudar o corte de cabelo para disfarçar o rosto mais arredondado na gravidez. Meu conselho é que, se você não é muito de mudanças, não faça nada muito radical nesse período de gravidez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário