terça-feira, 31 de outubro de 2017

Cinco maus hábitos que toda gestante deve evitar

Grávida alimentando-se.


1.       Fumar
Todos nós sabemos dos danos que o cigarro causa à saúde do ser humano. Na gestação, infelizmente, esses prejuízos afetam também o bebê. Gestantes que fumam correm o risco de sofrer com má formação placentária e de ter trombose venosa profunda. Além disso, o cigarro aumenta o risco de bebês prematuros e com baixo peso.

2.      Usar roupas apertadas
Além de causar desconforto, roupas que apertam o corpo da grávida podem dificultar a circulação sanguínea, acarretando problemas de saúde. Procure usar roupas confeccionadas para gestantes, que têm cós para proteger a barriga e são feitas de tecidos mais maleáveis.

3.      Fazer atividade física sem orientação
Praticar atividade física é um hábito saudável, mas que sempre deve ser seguido de orientação. Na gravidez, esse cuidado deve ser redobrado. É necessário conversar tanto com o médico quanto com o profissional de educação física, para que as atividades sejam voltadas principalmente à saúde e ao bem-estar. Além disso, há casos, ainda que raros, de gestações que requerem repouso e atividades físicas não são recomendadas.

4.      Tomar medicamentos por conta própria
A automedicação é um problema que pode afetar a saúde de qualquer pessoa. E, durante a gestação, muitas medicações são contraindicadas, pois podem prejudicar seriamente o bebê. Por isso, todo medicamente deve ser prescrito pelo médico sempre.

5.      Exagerar no consumo de doces e café
Sobrepeso é apenas um dos problemas que uma alimentação pouco balanceada pode causar, há uma série de outras complicações, como pressão alta, diabetes e até infecções urinárias. Por isso, a gestante deve cuidar muito bem de sua alimentação, optando por alimentos naturais, frescos e saudáveis, como frutas, verduras e carnes magras. O café em excesso também é um vilão, pois pode causar problemas de crescimento do feto e até prematuridade. Tente evitá-lo.


Para uma gravidez tranquila, faça seu pré-natal e siga corretamente as orientações de seu médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário