quarta-feira, 15 de novembro de 2017

5 atividades físicas ideais para a gestação


Se não houver contraindicação, a atividade física é importante para a futura mamãe e o bebê.
Entre os muitos benefícios, encontra-se a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão gestacionais.
Além disso, a atividade física pode aumentar as chances de o bebê nascer de parto normal. 
No entanto, nada de querer virar atleta durante a gestação! Se você nunca praticou exercícios físicos, se recomendado por seu médico, você pode fazer atividades leves.
E, embora a prática de atividade física na gravidez ajude a controlar o ganho de peso, o objetivo jamais será perder peso na gravidez!
A atividade física deve estar voltada para os seguintes benefícios: ter momentos de relaxamento, bem-estar e prazer, controlar a ansiedade, reduzir o incômodo causado por inchaço, prevenir doenças.
O acompanhamento do médico e de um profissional de educação física é essencial para evitar problemas.
Então, desde que não haja nenhuma restrição ou problema de saúde que impeça a gestante de se exercitar, listamos cinco atividade indicadas segundo alguns especialistas:

1. Hidroginástica – principalmente se ela for dirigida às gestantes, a hidroginástica é uma excelente atividade, pois o trabalho na água ajuda a aliviar o peso extra da gestação além de diminuir o impacto nas articulações do corpo. A hidroginástica para gestantes é uma forma de socializar com outras mulheres grávidas e de diminuir a ansiedade.

2. Ioga – uma das principais formas de controlar a ansiedade, a ioga também auxilia a flexibilidade e trabalha a postura. É uma atividade perfeita para preparar o corpo para o parto normal. Os movimentos da ioga despertam a consciência corporal e ajudam na boa postura durante toda a gestação, tonificam e alongam os músculos, gerando bem-estar e prevenindo desconfortos e lesões.

3. Caminhada – com o benefício de melhorar a circulação e o bem-estar, exigindo apenas um bom tênis e um percurso agradável e sem obstáculos, a caminhada é uma excelente opção para as gestantes. Mas o cuidado deve estar presente: preste atenção aos passos para evitar uma torção nos pés e nada de exagerar no ritmo. Além disso, o tempo de caminhada varia ao longo dos trimestres. Consulte um profissional para orientá-la.

4. Pilates – é uma das atividades preferidas das gestantes, principalmente das que já praticavam antes de engravidar. Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, alguns especialistas recomendam que mulheres sedentárias ou que nunca praticaram pilates antes não comecem a praticar na gravidez. Mas, como todas as atividades físicas, o ideal é conversar com o médico e com o educador físico. Entre as vantagens do pilates estão o trabalho de postura, fortalecimento muscular, respiração e flexibilidade.

5. Treinamento funcional de baixo impacto – algumas academias oferecem treinamento funcional voltado a gestantes, com o intuito de prevenir dor nas costas e preparar o assoalho pélvico para um possível parto normal. Mas não se esqueça: essa prática deve ser adaptada às gestantes, principalmente nos exercícios que exijam equilíbrio.

Existem ainda outras atividades que as gestantes podem praticar, como a dança, a musculação e até mesmo a corrida. Mas todas dependem da liberação do seu médico e de acompanhamento de profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário