quarta-feira, 5 de julho de 2017

Viajando na gravidez

No mês de julho, muitas grávidas irão viajar para curtir e descansar antes da chegada do bebê. Viajar na gravidez não é contraindicado. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Destacamos algumas dicas para as futuras mamães aproveitarem suas férias com segurança e tranquilidade, seja de carro, ônibus, navio ou avião.



Grávida no aeroporto.


Para as viagens de carro, ônibus ou trem:

- no carro, coloque o cinto adequadamente: a parte de baixo do cinto deve ficar abaixo da barriga; a outra parte deve cruzar a barriga e se posicionar entre os seios. Evite cinto de dois pontos;
-  faça paradas a cada duas horas, para ir ao banheiro e caminhar um pouco. Se estiver no ônibus ou trem, caminhe pelo corredor, sempre se apoiando nas poltronas para evitar quedas;
- a cada duas horas também é importante alimentar-se com algo leve;
- a hidratação também é importante; não se esqueça de levar uma garrafinha com água;
- em viagens de ônibus, procure, se possível, carros que tenham banheiro e poltronas mais confortáveis (leito);
- se se sentir enjoada, abra a janela do carro para respirar e olhe para o horizonte. Se estiver sentindo muito enjoo mesmo antes da viagem, converse com seu médico para verificar a possibilidade de um remédio para esses casos.


Grávida no carro.


Para viagens de avião:

Desde que a gestante não tenha problemas médicos, como diabetes, pressão alta, sangramentos e outros, não há restrições para viagens de avião até a 27a semana. Após esse período, algumas empresas aéreas têm restrições, como apresentar atestado médico e, no caso do finalzinho da gravidez (a partir da 36a semana), viajar acompanhada de um médico. Lembre-se sempre de conversar com seu obstetra para que ele possa avaliar a situação e tipo de viagem e ajudá-la.
Para que sua viagem seja confortável, siga estas dicas:
- escolha uma poltrona no corredor, assim fica mais fácil levantar-se para esticar as pernas e ir ao banheiro;
- a cada hora, levante-se e caminhe pelo corredor;
- o uso de meias com compressão pode ajudar a diminuir o desconforto nas pernas;
- alimente-se de forma leve;
- em caso de enjoos, verifique antes da viagem se seu médico aconselha algum medicamento;
- o cinto deve estar sempre afivelado e, como nas viagens de carro, abaixo da barriga.


No site da Latam, é possível encontrar informações sobre como proceder em viagens de avião em cada período da gestação. No caso desta companhia, estas são as recomendações:

Antes de completar 28 semanas de gestação
Se a gestação transcorre sem problemas e você tem boa saúde, pode viajar sem a necessidade de apresentar um atestado médico.

A partir de 28 semanas e antes de completar 36 semanas em gestação única
Solicitamos que você apresente um atestado médico para um de nossos funcionários no balcão de atendimento.

A partir de 36 semanas e antes de completar 39 semanas em gestação única
Você precisará enviar o atestado médico ou o formulário MEDIF para analise da nossa equipe médica aeroespacial.

Veja abaixo quais informações devem constar nos documentos e como envia-los para nossa equipe médica.
Você tem uma gravidez múltipla?

A partir de 28 semanas e antes de completar 32 semanas em gestação múltipla
Solicitamos que você apresente um atestado médico para um de nossos funcionários no balcão de atendimento.

A partir de 32 semanas e antes de completar 39 semanas em gestação múltipla
Para garantir a sua segurança e a dos bebês, a partir da 32ª semana de gestação você precisará enviar o atestado médico para avaliação da área médica da LATAM.”

Fonte: Latam Airlines. 
Disponível em: https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/necessidades-especiais/gestantes/. Acesso em: 2 jul. 2017.

Para viagens de barco (cruzeiros)
Os cruzeiros são bastante rígidos quanto ao embarque de gestantes em navios. Geralmente, só aceitam que grávidas viagem até a 24ª ou 26ª semana e com atestado médico.
Veja a diretriz disponível no site da Royal Caribbean:
“A Royal Caribbean International não aceitará passageiras que estejam na 24ª semana de gravidez durante o cruzeiro ou Cruisetour. Todas as hóspedes são obrigadas a preencher e assinar um questionário sobre saúde no check-in para garantir que estejam cientes de nossa política de gravidez. Se você já tiver reservado um cruzeiro ou Cruisetour e não cumprir essa exigência, entre em contato com seu agente de viagem ou fale conosco pelo telefone (866) 562-7625 e solicite um agente de resolução.”


Em todas as viagens, use roupas confortáveis.
Chegando no destino, aproveite muito! Mas não deixe de lado os hábitos saudáveis que está seguindo: alimente-se e hidrate-se bem, descanse e tenha uma noite de sono satisfatória, faça os exercícios recomendados. 
Não se aventure em comer pratos exóticos que não esteja acostumada e não beba água que não saiba a procedência. Use repelentes indicados pelo médico, caso vá para uma região que tenha muitos mosquitos.
Aproveite muito bem suas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário