quinta-feira, 15 de junho de 2017

Ganho de peso na gravidez

Ganhar peso na gravidez é natural e esperado. O corpo da gestante muda para “acomodar” o bebê, a fim de que seu desenvolvimento seja saudável. E não pense que esse peso é proveniente apenas de gordura (ela existe sim, e é o que garante energia, principalmente para a fase de amamentação), mas também da placenta, do acúmulo de líquido no organismo, do aumento do útero...

Na gestação, a mulher precisa, claro, se alimentar muito bem, pensando na própria saúde e no desenvolvimento do bebê. Mas alimentar-se bem não significa o famoso “comer por dois”, mas sim ter uma dieta balanceada com orientações fornecidas pelo médico ou nutricionista.

E quantos quilos devo ganhar na gravidez? Os médicos dizem que não há um número exato de quilos na gravidez, pois cada caso é diferente. Geralmente, os especialistas fazem um cálculo com base no IMC (índice de massa corpórea) para chegar na medida de peso ideal. Para uma mulher que está com peso equilibrado, acredita-se que deva ganhar entre 10 e 12 quilos. Mas, como disse, cada caso é um caso. E o correto é que o médico que acompanha o pré-natal faça esse cálculo.

Grávida.


E seu eu engravidar e já estiver acima do peso? Nesse caso, nem pense em fazer dieta para emagrecer. O correto é ter uma alimentação balanceada para ter os nutrientes necessários e evitar o ganho excessivo de peso.

Se, ao contrário, a mulher estiver abaixo do peso, irá precisar de orientação de um profissional para saber quais alimentos irão suprir suas necessidades. Se uma grávida acima do peso pode ter problemas como diabetes gestacional e pressão alta; uma grávida abaixo do peso pode ter um parto prematuro e outras complicações. Por isso, não deixe de procurar orientação de seu médico e cuidar muito de sua alimentação.

Lembre-se de que uma alimentação equilibrada consiste em frutas, verduras, legumes, proteínas, carboidratos e gordura boa (presente nas castanhas, no azeite). Deve-se comer de 3 em 3 horas, fazendo lanchinhos saudáveis entre as refeições (frutas, iogurtes, biscoitos integrais).

Doces, claro, devem ser evitados. Isso não significa que você deve passar a gravidez sem chocolate, por exemplo. A não ser que você tenha problemas de saúde que não permitam consumi-lo, a dica é a que todas sabemos: moderação e bom senso!

Refrigerante? Podemos evitar, né? Não só na gravidez... sempre!

Se você não tem uma dieta saudável, acredito, sinceramente, que a gravidez é um bom momento para começar a ter. O momento ideal para mudar seus hábitos. Afinal, logo você terá seu bebê e, como mãe, vai querer o melhor para ele (claro!). E o melhor para ele é uma alimentação que previna doenças, que faça com que ele cresça saudável, longe de problemas de obesidade. Sendo assim, você será o melhor exemplo.

A alimentação saudável, a atividade física, a busca de saúde mental e equilíbrio na vida devem guiar a todas nós, mães.

Que sejamos saudáveis, que sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário