sábado, 13 de maio de 2017

Ser mãe e ser mulher

A chegada do bebê traz consigo uma série de mudanças em nossas vidas. Mudanças na rotina, na forma como enxergamos o mundo e como nos relacionamos com as outras pessoas.
Cada mulher encara essas mudanças de uma forma, claro, mas é importante que todas se sintam confortáveis e felizes no papel de mãe, sem deixar de lado o cuidado consigo mesmas.



É evidente que o bebê precisa de muitos cuidados e dedicação. São trocas de fraldas, mamadas, algumas noites mal dormidas. Mamãe e bebê se conhecendo, aumentando o vínculo, o amor. Não conseguimos pensar em nada que não seja o bebê. Mas com o passar das semanas, a rotina vai se estabelecendo, os horários se definindo, a vida se organizando. É questão de tempo!
Mas não basta apenas esperar que o tempo passe. Precisamos olhar para nós mesmas, não podemos nos deixar de lado. Nossa saúde física e mental é fundamental para que possamos cuidar bem do bebê, de nossa família. Então, tenha os seguintes pontos em mente e não se descuide deles:
  • Alimentação: alimentação balanceada sempre! Lembre-se que uma alimentação equilibrada nutricionalmente é importante para o leite materno e para mantê-la saudável também.
  • Corpo e mente: uma caminhada já é uma boa maneira de mexer com seu metabolismo e fazer uma atividade. O pai pode ficar com o bebê enquanto você se exercita. Pilates ou outra atividade física também podem ser encaixados no seu dia algumas vezes por semana. O mesmo vale para um hobby ou algo que a faça relaxar e ter prazer. Só quer descansar? Merece! Procure deixar o bebê com um cuidador de confiança, o pai, a vó ou a babá, para que você descanse o corpo e a mente.
  • Autoestima: fazia as unhas semanalmente? Gostava de comprar roupas e maquiagem? Não abandone hábitos se eles te fazem falta e te deixam feliz.
  • Relacionamentos: em meio às fraldas, muitas vezes é difícil encontrar paixão e libido. Mas, novamente, com o tempo tudo vai se ajustando. É preciso que o parceiro respeite seu tempo e o momento que você estiver preparada para retomar sua vida sexual. O mesmo vale para outros momentos a dois. Com o bebê maiorzinho, ele pode ficar com um cuidador para que os pais possam fazer um programa agradável e do qual estavam acostumados antes da chegada do pequeno (um jantar, um cineminha).
  • Amizades: às vezes é difícil encontrar tempo na correria da vida para encontrar aquelas amigas queridas. Outras vezes, a vida em casa é tão envolvente que simplemente não sentimos vontade de sair. Mas isso é muito necessário! Encontrar os amigos para dar risada, falar de outros assuntos é uma forma saudável de cuidarmos de nós mesmas.
Tudo isso é mais fácil quando contamos com uma rede de apoio, seja o pai, avós ou babá. Não tente dar conta de tudo sozinha, não se cobre para ser uma supermãe, não se culpe quando as coisas não saírem do jeito que esperava.
É possível ser uma mãe presente, amorosa e dedicada sem deixar de lado a mulher que você deseja ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário