terça-feira, 4 de abril de 2017

Dicas de como prevenir doenças respiratórias no inverno

Com as temperaturas mais baixas e o tempo seco, é comum aumentarem os casos de doenças respiratórias nos bebês. Como as defesas imunológicas das crianças menores de 2 anos são mais fracas, elas são mais propensas a adoecer. Os pais devem ficar muito atentos nesta época e consultar um médico especialista/pediatra sempre que surgirem alguns sinais, como resfriado e febre.


É possível minimizar os riscos de doenças respiratórias, por isso listamos a seguir algumas dicas de prevenção.

Médico examinando.

  1. Amamente seu bebê. Ao fazê-lo, você transmite anticorpos que o protegem de muitas doenças.
  2. Evite levar seu bebê de menos de 4 meses a lugares com muitas pessoas, onde há grande circulação de vírus e bactérias. Ambientes fechados e pouco ventilados não são bons para ninguém. Para os bebês que, como já dissemos, têm poucas defesas, isso se torna mais delicado e perigoso. 
  3. Por falar em ambientes fechados, deixe a casa e o quarto do bebê sempre limpos e arejados. Evite deixar objetos que acumulam pó no quarto do bebê, como almofadas, bichinhos de pelúcia, tapetes etc.
  4. Umidificar o ambiente quando o tempo está mais seco também auxilia na prevenção de doenças respiratórias.
  5. Evite também o contato do bebê com pessoas resfriadas ou gripadas. 
  6. Cuide da limpeza e hidratação do nariz do bebê. O pediatra poderá indicar o melhor tipo de soro para ele. 
  7. A criança precisa de repouso para se recuperar, então evite levá-la para creche ou escolinha se estiver doente. Assim, o vírus também não será transmitido para outros bebês.
  8. Procure manter em dia as vacinas do bebê.
Prevenir, ter um médico de confiança e tratamentos adequados: esse é o caminho para atravessar bem os meses de inverno ao lado de nossos pequenos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário