Com as temperaturas mais baixas e o tempo seco, é comum aumentarem os casos de doenças respiratórias nos bebês. Como as defesas imunológicas das crianças menores de 2 anos são mais fracas, elas são mais propensas a adoecer. Os pais devem ficar muito atentos nesta época e consultar um médico especialista/pediatra sempre que surgirem alguns sinais, como resfriado e febre.
É possível minimizar os riscos de doenças respiratórias, por isso listamos a seguir algumas dicas de prevenção.
- Amamente seu bebê. Ao fazê-lo, você transmite anticorpos que o protegem de muitas doenças.
- Evite levar seu bebê de menos de 4 meses a lugares com muitas pessoas, onde há grande circulação de vírus e bactérias. Ambientes fechados e pouco ventilados não são bons para ninguém. Para os bebês que, como já dissemos, têm poucas defesas, isso se torna mais delicado e perigoso.
- Por falar em ambientes fechados, deixe a casa e o quarto do bebê sempre limpos e arejados. Evite deixar objetos que acumulam pó no quarto do bebê, como almofadas, bichinhos de pelúcia, tapetes etc.
- Umidificar o ambiente quando o tempo está mais seco também auxilia na prevenção de doenças respiratórias.
- Evite também o contato do bebê com pessoas resfriadas ou gripadas.
- Cuide da limpeza e hidratação do nariz do bebê. O pediatra poderá indicar o melhor tipo de soro para ele.
- A criança precisa de repouso para se recuperar, então evite levá-la para creche ou escolinha se estiver doente. Assim, o vírus também não será transmitido para outros bebês.
- Procure manter em dia as vacinas do bebê.
Prevenir, ter um médico de confiança e tratamentos adequados: esse é o caminho para atravessar bem os meses de inverno ao lado de nossos pequenos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário