terça-feira, 20 de setembro de 2016

Dicas de amamentação

O leite materno é essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Isso é um fato cientificamente comprovado.
Mas amamentar é um ato que vai muito além de alimentar o bebê, é um momento que une vocês dois, no qual você o enche de afeto e amor. Essa conexão entre mãe e filho começa a ser construída na primeira mamada. É claro que nem sempre é simples e muitos são os desafios.


Leia a seguir algumas dicas que podem ajudá-la neste momento de harmonia e conexão entre você e o bebê.
  • Ainda na gestação, converse com seu médico, enfermeiros ou especialistas nessa área. Um bom profissional pode ajudá-la e incentivá-la. No início, pode não ser fácil. Não desista! Aproveite o período em que estiver no hospital para tirar dúvidas com as enfermeiras. 
  • Não existe leite fraco. A qualidade do leite materno é perfeita para o bebê. A mãe produz o leite que o bebê precisa e na quantidade certa. 
  • O bebê deve abocanhar o máximo da auréola que ele conseguir. Se ele pegar só o bico, não estará mamando corretamente e corre o risco de machucar seu seio. Acerte a posição do bebê, que deve estar com o corpo virado para você e com a barriguinha encostada na sua. Encoste a boquinha dele no bico, mas só deixe que ele pegue quando abrir bem a boca para abocanhar toda a auréola.
  • Se você oferece o peito com frequência, mas o bebê chora muito e não está ganhando peso, o problema pode ser a mamada incorreta: ele não está pegando o peito como deve. Lembre-se, “Bebê, bocão!”. Estimule-o a abrir a boca para pegar toda a auréola. 

Bebê amamentando.

  • O “primeiro leite”, aquele que o bebê mama no início, é mais aguado, mas é rico em nutrientes. Depois que o bebê mama esse leite, ele vai sugar o leite posterior, que é mais calórico e rico em gorduras. Este é o leite que faz o bebê ganhar peso. Portanto, é preciso deixar o bebê mamar pelo menos 15 minutos no mesmo seio; se possível, até esvaziar a mama. Se você trocar de seio logo no começo, o bebê não vai conseguir sugar esse leite mais calórico. 

É importante:
usar um sutiã adequado: com abertura frontal, sem bojo e que não aperte;
escolher um local tranquilo e arejado. Esteja também tranquila e sem pressa;
beber muita água. A hidratação é essencial para a produção de leite;
não se preocupar com palpites alheios sobre o peso do bebê. Quem pode avaliar corretamente se o pequeno está bem e ganhando peso é o pediatra.

Você sabia?
As crianças que não são amamentadas com leite materno têm 17 vezes mais chances de ter diarreia. O leite materno tem um anticorpo chamado IGA, que protege a mucosa intestinal contra infecções. Esse mesmo anticorpo previne também otites e pneumonias. (Fonte: Dr. Drauzio Varella)


Nenhum comentário:

Postar um comentário