quarta-feira, 25 de maio de 2016

Como e quando escolher o pediatra de seu filho

Uma das decisões que os pais precisam tomar ainda durante a gravidez é a escolha do pediatra, o médico que os ajudará a cuidar da saúde da criança desde os seus primeiros dias de vida.

Há diversos fatores que devem ser levados em conta nessa escolha, mas a primeira pergunta é: qual o melhor momento para começar a busca? Com certeza, o pediatra já deve ter sido escolhido antes do nascimento do bebê. O ideal é que a busca comece ainda nos primeiros meses de gravidez, para que a mamãe não precise ter essa preocupação quando estiver no final da gestação ou, ainda, quando já estiver em casa com o bebê.

E quanto à escolha do melhor profissional? Caso os pais não tenham em vista nenhum médico de confiança, o ideal é que peçam indicação aos familiares ou amigos próximos que já são pais e que possuam estilo de vida e forma de pensar próximos a eles. Outra opção é perguntar a um médico de confiança. O obstetra ou o ginecologista que já acompanha a mamãe do bebê pode auxiliar oferecendo indicações de conhecidos.

Os pais também podem pesquisar médicos na internet ou no guia do convênio. Muitos profissionais disponibilizam seus currículos na rede, o que facilita a busca de informações a respeito do pediatra. Antes de decidir, verifiquem se o médico faz parte da Sociedade Brasileira de Pediatria e agendem uma consulta anterior à chegada do bebê.

É muito importante conhecer o profissional com certa antecedência, assim é possível avaliar o consultório e tirar dúvidas quanto aos cuidados com o recém-nascido, amamentação etc.
Um consultório perto de casa facilita muito a vida dos papais. É interessante checar a disponibilidade do médico: se ele atende emergências, se fornece celular ou outra forma de contato imediato, se costuma indicar um substituto quando tira férias etc.

Após definir quem será o pediatra, a primeira consulta deve ser agendada para os primeiros dias de nascimento do bebê. Uma boa dica é anotar todas as dúvidas que forem surgindo durante esses primeiros dias de vida do bebê.

Para os pais terem certeza de que fizeram a escolha certa, basta se perguntar se saíram da consulta confiantes, com todas as dúvidas sanadas, se o médico se mostrou paciente e carinhoso com o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário