quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cuidados necessários para uma gravidez saudável

A gravidez provoca uma revolução no corpo da mulher, muito antes de a barriguinha despontar. Enquanto o bebê se desenvolve, você precisa, mais do que nunca, cuidar de sua saúde física e mental. Para uma gravidez tranquila são imprescindíveis alguns cuidados, dos quais três são fundamentais: pré-natal, alimentação balanceada e saudável e exercícios físicos com orientação.



Roupas para gestantes ficarem lindas.


O pré-natal deve ser iniciado tão logo a gravidez seja confirmada. O ideal é que você tenha definido um médico ou local para fazer. Se ainda não tem, não perca tempo: procure informações ou indicações e já agende a primeira consulta. Informe-se sobre serviços exclusivos para gestantes no plano de saúde ou no posto médico de sua cidade. O essencial é que não se demore para começar esse acompanhamento.

As consultas de pré-natal geralmente ocorrem mensalmente ou a critério do médico. O Ministério da Saúde recomenda que a grávida faça pelo menos seis consultas durante a gestação. Nessas consultas o médico examina e pesa a gestante, ausculta o coração do bebê com um aparelinho especial, pede e verifica exames (como os de sangue e ultrassons), por exemplo. É importante que você leve todas as dúvidas nestas consultas.

É possível também que o médico a oriente quanto aos cuidados com a alimentação ou que a encaminhe a uma nutricionista. E esse é um ponto muito importante: se você não tem uma alimentação saudável, a partir de agora deve começar a ter. Uma alimentação equilibrada vai fornecer os nutrientes que ajudarão o bebê se desenvolver. Além disso, é necessário que você cuide do peso durante a gestação. Engravidar não significa comer por dois! E o ganho de peso excessivo prejudica a sua saúde e a do bebê. Então, cuide-se! Siga as orientações do seu médico, inclua verduras e frutas na dieta, dê preferência aos pães e cereais integrais, evite excesso de açúcar e sal. E nem precisa dizer, né? Fique longe de bebidas alcoólicas!

A prática de atividades físicas é importante para nossa saúde física e mental e durante a gestação não é diferente. Os benefícios vão desde melhorar a disposição e prevenir de doenças, até aumentar as chances de o parto ser normal. Mas é claro que não se pode virar atleta na gravidez! Se você não tem o hábito de se exercitar, deve ir com muita calma na gravidez. Caminhadas diárias podem ser um bom começo. E, para quem já está habituado, muitos médicos recomendam atividades como hidroginástica e ioga. Mas sempre, sempre, sempre com orientação médica e supervisão de um profissional da área.

Pré-natal, alimentação saudável e atividade física são a ordem do dia. Então, cuide-se para aproveitar plenamente esse momento especial de sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário