quarta-feira, 22 de junho de 2016

O retorno ao trabalho após o fim da licença-maternidade. E agora?

A volta ao trabalho pode ser motivo de muito estresse e ansiedade para as mamães recentes. Isso é natural! Muitas mulheres sofrem ao pensar nesse momento de “separação”, depois de meses de dedicação e convivência com o bebê. E mesmo aquelas que contam com uma boa rede de apoio para cuidar da criança (familiares, babá de confiança ou escolinha renomada) sentem-se angustiadas e, por vezes, culpadas ao deixar o filho para trabalhar. 


Moda Gestante Barata.Há um ditado que diz que a culpa nasce com a mãe. Em muitos casos, é a mais pura verdade. Nos sentimos culpadas por não sermos as supermães perfeitas que aparecem nos comerciais de TV e nas reportagens de revistas. E com certeza uma das maiores culpas sentidas advém do retorno ao trabalho. 

Inegavelmente, a permanência da mãe com o bebê é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, sobretudo nos primeiros 6 meses de vida, quando, entre outras necessidades, há a questão do aleitamento materno

Nesse período, há mulheres que optam por dar um intervalo na carreira a fim de dedicar-se aos cuidados dos filhos. No entanto, grande parte das mulheres parte para a dupla ou tripla jornada. O segredo para encarar com serenidade esse momento? Preparar-se com antecedência. Veja alguns passos a seguir com o fim da licença: 

Escolher quem cuidará do bebê

Berçário, babá, avó... Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens. É preciso encontrar o que é melhor para o seu caso. Essa escolha precisa deixá-la segura e confiante. Somente com a certeza de que seu filho está sendo bem cuidado, você conseguirá trabalhar tranquilamente. 

Adaptar-se à nova rotina 

Procure adaptar-se com o bebê à nova rotina antes de estarem inseridos nela, ou seja, o bebê deve iniciar uma adaptação com a pessoa que irá cuidar dele alguns dias antes de você retornar ao trabalho. Essa é uma boa forma de você também ir se acostumando a estar longe dele por algumas horas. 

Dividir tarefas 

Mesmo que você consiga dar conta de tudo, é importante dividir com o companheiro ou alguém da família as tarefas que envolvem cuidados com o bebê. Procure também inserir em sua vida facilidades que irão aumentar seu tempo livre: compras pela internet, entregas delivery, manicure em casa... 

Manter a amamentação 

Você não precisa parar de amamentar seu filho ao voltar ao trabalho. A lei brasileira concede, até o bebê fazer 6 meses, dois intervalos de meia hora cada durante a jornada de trabalho, especificamente para as mamadas. Se trabalha perto, é possível sair do trabalho para amamentar. Você pode também tirar o leite (manualmente ou com bombinha), armazená-lo adequadamente e dar ao bebê na mamadeira. Converse com o pediatra; ele poderá orientá-la a esse respeito. 

Por fim, em vez de se afundar em tristeza e culpa, pense nos momentos felizes que você terá com o bebê. Procure passar horas de qualidade com ele, longe da televisão e do celular. Brinque, cante musiquinhas, coloque-o para dormir, dê muito carinho. De todo jeito, ele vai amar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário